terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Pessoas demoram mais para entrar na idade adulta

Li uma matéria na superinteressante que diz que as pessoas estão entrando na idade adulta mais tarde. E esse foi um dos motivos que transformou uma faculdade de São Paulo em palco para o linchamento de uma aluna que foi de mini-saia.
De maneira nenhuma estou aqui para defender qualquer um dos lados, estou aqui para falar de como as pessoas agem em determinadas situações, onde por exemplo estão protegidas pelo anonimato, pela razão moral ou pelo efeito manada.
Algumas das pessoas que estavam na UniBan naquele dia, nem se importaram quando viram a menina pela primeira vez com o mini-vestido, outros acharam bonito e até a chamaram de “gostosa”, essas mesmas pessoas estavam gritando, ofendendo e expulsando-a da escola. Por que?
Provavelmente algumas meninas com “Dor de Cotovelo”, começaram a xingar, alguns rapazes para agradá-las, foram na onda, e quando já tinham pessoas suficiente, começou o efeito manada, aliado a questão moral(Falso moralismo, diga-se de passagem).Aconteceu que, no meio de uma multidão, se é anonimo, o que contribuí para a coragem de fazer certas coisas.
O que aconteceu na faculdade é semelhante ao que ocorre em escolas primarias e colegiais, onde escolhem uma criança “pra cristo” e tornam a vida dessa criança um inferno. A intenção as crianças é divertir-se, e muitas vezes essas brincadeiras são cruéis. As crianças são atormentadas por motivos diversos: ser gordinho, magro demais, narigudo, orelhudo, alto demais, baixinho de mais, ser desajeitado , ser “CDF”, ser atrasado em ralação ao restante da classe.
Esperamos ansiosamente entrar na faculdade para convivermos com adultos, que nos respeitarão. Isso hoje já não é mais verdade.
As faculdades, os locais de trabalho, os cursos técnicos e nossa roda de amigos, continuam crianças e tão maldosas quanto.

Nenhum comentário: